CÂNCER DE PELE
O Câncer de Pele surge quando há o aumento descontrolado das células do tecido epitelial. Existem 3 tipos principais de tumores da pele:
- O Carcinoma Basocelular (CBC): surge nas células basais, na camada mais profunda da epiderme, e tem baixa letalidade quando diagnosticado precocemente.
- O Carcinoma Espinocelular (CEC): surge nas células escamosas, das camadas superiores da pele. São caracterizados por lesões ou feridas avermelhadas, que descamam e que não cicatrizam.
- E o Melanoma: surge nos melanócitos, células responsáveis por produzir a melanina. Trata-se do tipo mais raro de tumor cutâneo, mas é também o mais grave e letal. Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são consideráveis (mais de 90%), por isso, é fundamental avaliar regularmente a pele com um dermatologista.
COMO TRATAR
Para tratar um câncer de pele é fundamental, em primeiro lugar, diagnosticar o tipo de tumor e o grau de acometimento. Existem diversos procedimentos que podem ser realizados, como a retirada cirúrgica com bisturi (Cirurgia excisional), a eletrodissecção e a Cirurgia a laser, que utiliza tecnologias como o laser de CO2 ou erbium YAG. A escolha do melhor tratamento em cada caso é feita pelo dermatologista.
Vale ressaltar que a proteção solar diária é a principal forma de prevenção dos cânceres de pele.